Ainda que as estações quentes e os dias de céu azul sejam a preferência dos noivos, o casamento no inverno segue como a primeira opção para muitos casais. A base de dados do iCasei aponta que 37,8% das celebrações marcadas em 2023 aconteceram na época mais fria, entre junho e setembro.
Eles perceberam que os casais buscam por essa estação por ser uma época de temperaturas mais baixas, clima ameno e seco, que contribui para um casamento ao ar livre e sem o risco das chuvas fortes, tão comuns do verão. Além disso, é um período sem grandes feriados, facilitando as opções de datas para os noivos.
O frio é conhecido por ser o período em que as “pessoas estão mais elegantes”, e claro que os casamentos nesta estação terão a sofisticação como um dos principais fatores para determinar toda a decoração e os looks.
“O inverno no Brasil não é tão rigoroso como nos outros países. Mas é preciso pensar no conforto dos convidados e dos noivos, por isso, é recomendável fazer a festa no final da tarde, que tem um pôr do sol lindo, evitando que a celebração vá até de madrugada, quando a temperatura cai”, recomenda Fernanda, editora do iCasei.
Para o vestido de noiva, ela sugere um modelo com mangas longas, macacão ou terno, que fica a critério da anfitriã, do local e do horário escolhido para a celebração. As convidadas e madrinhas podem seguir o exemplo e também abusar dos acessórios, como pashminas, boleros e estolas.
Já o noivo pode apostar em um terno de lã fria. Em relação à cor, é necessário avaliar o horário da cerimônia e suas preferências de estilo, mas tons claros, como bege, cinza e off-white funcionam para o dia, e tons escuros – azul-marinho, verde e preto – combinam com a celebração a noite. Ele pode avaliar também se é interessante usar estampas, como o xadrez.
Dicas para a decoração
Sofisticação e aconchego darão um toque único na decoração. Fernanda explica que investir em tons fechados e terrosos, como o marsala, terracota e azul-marinho ajudam nesse quesito.
Os noivos também podem apostar em flores da estação, como copo de leite, flor de cerejeira, mosquitinho, rosas, orquídeas e tulipas, que têm maior durabilidade devido ao clima. Assim como folhagens secas, que ajudam a criar um ambiente intimista para a celebração.
Se a cerimônia ocorrer em local aberto, os noivos podem disponibilizar mantas, pashminas e aquecedores para os convidados. Aposte também nas luzes de filamento, com cores quentes para gerar uma atmosfera agradável.
E quanto ao cardápio?
Para essa época do ano, vale apostar em pratos quentes. O conceito de comfort food é muito bem-vindo na celebração, com um buffet repleto de comidas gostosas e calóricas.
O menu precisa ser bem caprichado, com massas, risotos, sopas, caldos e carnes, acompanhados de vinhos tintos, espumantes, licores, moscow mule, whisky e cervejas.
Outra ideia interessante é incluir uma mesa de bebidas quentes, como café, cappuccino e chás. Para a sobremesa é recomendado doces com chocolate, brownies e fondue de frutas vermelhas.
Foto em destaque: Katherine Rose of Max & Friends
Leia também: Como escolher o fotógrafo perfeito